Blefaroplastia - Plástica de pálpebras

A cirurgia nas pálpebras, ou blefaroplastia, é a cirurgia indicada para corrigir as alterações nas pálpebras superiores e inferiores. Ela pode ser feita tanto em pessoas mais jovens, quanto mais velhas e tudo depende das alterações anatômicas presentes em você. Como sempre o Dr. Ungarelli avalia seus pacientes individualmente para identificar suas alterações e se essa cirurgia é interessante para você.

As pessoas mais jovens que procuram essa cirurgia geralmente apresentam bolsas de gordura evidentes nas pálpebras. As pessoas com olhos orientais muitas vezes buscam uma definição mais “ocidental” das pálpebras superiores, o que pode ser conseguido com essa cirurgia. Por fim, as pessoas com envelhecimento da pele podem apresentar tanto excessos de pele nas pálpebras quanto excesso de bolsas de gordura. Muitas vezes, além da questão de estética, os excessos de pele das pálpebras podem interferir o campo visual, reduzindo parcialmente a visão da pessoa.

As pálpebras são estruturas complexas e muito delicadas e por isso seu tratamento pode envolver uma série de detalhes e refinamentos. Por exemplo, embora essa cirurgia corrija parcialmente as rugas das pálpebras, normalmente são necessários tratamentos adicionais para esse fim, como hidratação profunda (skin-boosters), paralisação muscular seletiva (toxina botulínica – “botox”) e descamação cutânea (com lasers e peelings). Também, a correção de “olheiras” (pele escura e mais funda nas pálpebras inferiores) necessita do aumento de volume (preenchimento) com ácido hialurônico e uso de clareadores. O resultado completo da cirurgia de pálpebras também pode requerer o lift de supercílios e o aumento dos cílios.

Como dito acima a blefaroplastia trata as bolsas de gordura e retira o excessos de pele das pálpebras, além de poder “ocidentalizar” o olho de pacientes orientais que queiram essa mudança. A cirurgia é feita com anestesia local com ou sem sedação. A cicatriz das pálpebras superiores se esconde nas dobras palpebrais. Nas pálpebras inferiores a localização da cicatriz depende do tratamento necessário. Quando a pele precisa ser tratada ela fica muito disfarçada sob os cílios. Quando o alvo são apenas as bolsas de gordura, não há cicatriz visível na pele (ela fica escondida por dentro da conjuntiva, que é a pele que reveste a pálpebra por dentro).

Devido ao avanço técnico existente, a alta cirúrgica pode ser no mesmo dia da cirurgia, apenas algumas horas após a cirurgia. Todas as orientações quanto aos cuidados, curativos, repouso e retorno às atividades são informadas pelo Dr. Ungarelli durante seu pré-operatório e reforçadas no momento de sua alta. Em geral é um procedimento não causa dor e os incômodos são raros. O retorno às atividades mais leves, incluindo o trabalho, varia de 2 a 5 dias, ou seja, costuma ocorrer na mesma semana da cirurgia. Esse tempo pode mudar caso haja procedimentos associados e também depende da recuperação individual de cada paciente. Todo o trabalho no pré-operatório, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa de hospitais e equipe de profissionais qualificados, bem como o trabalho durante a cirurgia, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos de sua cirurgia.