Lobuloplastia - Correção de orelhas rasgadas por brincos

Uma situação muito frequente em pacientes que utilizam brincos maiores e mais pesados é o alargamento dos furos ou mesmo o fato de a orelha “rasgar”. Essa situação é conhecida como bifidez dos lóbulos de orelha ou lóbulos de orelha fendidos. O lóbulo pode estar somente com o furo mais largo (fenda parcial) ou completamente rasgado (fenda total). Em alguns casos pode haver vários “rasgos” em quem usa mais de um brinco na mesma orelha (fenda complexa).

A lobuloplastia é a cirurgia que corrige esses problemas com eficácia e rapidez. A cirurgia é feita com anestesia local com ou sem sedação. A cicatriz fica apenas nas bordas da fenda já existente, de forma bem discreta.

E ainda mais importante, uma vez completada a cicatrização a paciente pode furar esse mesmo local da orelha novamente e voltar a usar seus brincos tranquilamente como sempre fez.

Devido ao avanço técnico existente, a alta cirúrgica pode ser no mesmo dia da cirurgia, logo após a cirurgia. Todas as orientações quanto aos cuidados, curativos, repouso e retorno às atividades são informadas pelo Dr. Ungarelli durante seu pré-operatório e reforçadas no momento de sua alta. Em geral é um procedimento que não causa dor e os incômodos são raros. O retorno às atividades normais é imediato, com raras exceções. Esse tempo pode mudar caso haja procedimentos associados e também depende da recuperação individual de cada paciente. Todo o trabalho no pré-operatório, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa de hospitais e equipe de profissionais qualificados, bem como o trabalho durante a cirurgia, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos de sua cirurgia.