Plástica de abdome

A abdominoplastia, ou plástica de abdome, é uma cirurgia com foco no abdome. Ela é bem indicada para corrigir excessos de pele (flacidez), excesso de gordura, flacidez da musculatura e abdome em avental. Dependendo do caso podem-se tratar também as estrias nessa região. A plástica de abdome pode ser dividida em mini-abdominoplastia, abdominoplastia convencional, lipoabdominoplastia e abdominoplastia reversa. A diferença das técnicas se dá pelo tamanho da área a ser tratada, pelo tamanho e localização dos cortes necessários e pela necessidade conjunta de lipoaspiração do abdome.

Na maioria dos casos de abdominoplastia a incisão é posicionada na porção mais baixa do abdome com intuito que a roupa íntima a esconda. Alguns casos também se associam à cirurgia de correção de volumes e flacidez da região pubiana. Cada caso será avaliado individualmente para verificar quais as necessidades de tratamento da(o) paciente. Isso define também a real necessidade de cicatrizes ao redor do umbigo ou outras cicatrizes intermediárias usadas em casos específicos.

A alta cirúrgica pode ser no mesmo dia da cirurgia, mas em geral as(os) pacientes preferem ficar internadas(os) até o dia seguinte, por uma questão de suporte hospitalar e conforto. Todas as orientações quanto aos cuidados, curativo, repouso e retorno às atividades são informadas pelo Dr. Ungarelli durante seu pré-operatório e reforçadas no momento de sua alta. Essa cirurgia causa pouca dor e os incômodos mais frequentes são passageiros e se resolvem rapidamente. O retorno às atividades mais leves, incluindo o trabalho, costuma ocorrer em uma semana. É claro que esse tempo vai depender do tamanho da cirurgia, procedimentos associados e recuperação individual de cada paciente. As complicações são raras e todo o trabalho no pré-operatório, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa de hospitais e equipe de profissionais qualificados, bem como o trabalho durante a cirurgia, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos de sua cirurgia. Com o tempo, a cicatriz amadurece, fica menos visível e toda a face alcança um resultado harmônico e natural.

Jogo rápido sobre a cirurgia plástica de abdome:

Nome técnico: abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal.

Região do corpo que é alterada: abdome (barriga).

Idade mínima: é recomendável que os pacientes sejam adultos (pelo menos 18 anos de idade).

Anestesia utilizada: é definida pelo médico anestesiologista da equipe. Pode ser raquianestesia, anestesia peridural ou geral dependendo das áreas a serem trabalhadas.

Duração da cirurgia: de 1h a 3h, em média.

Cicatrizes possíveis: horizontal acima do púbis, de tamanhos variáveis, mas em geral não menos que 14 cm de extensão. Além dessa cicatriz, pode haver cicatrizes adicionais ao redor do umbigo, mini vertical entre o umbigo e a cicatriz no púbis e vertical em todo o abdome. Essa avaliação é feita de acordo com a experiência do cirurgião plástico e com a anatomia da paciente.

Tempo de recuperação: Atividades normais a partir do 1º dia, dirigir carro 14 dias (com direção hidráulica). Pegar peso, dormir de bruços, limpar a casa e fazer academia somente de 30 a 45 dias após a cirurgia. Abdominais somente após 3 meses da cirurgia.