Preenchimento de rugas e sulcos

O rosto de todas as pessoas possui rugas e depressões naturais. No entanto, alguns fatores específicos como a exposição solar sem proteção e o emagrecimento aceleram o processo de envelhecimento. Por isso é comum que pessoas que tomam mais sol tenham aparência de “mais velhas” que pessoas da mesma idade que evitam o sol. Já quando a pessoa perde peso, normalmente ela pode parecer imediatamente mais velha porque a pele pode ficar flácida e os sulcos e rugas do rosto se acentuam.

As rugas, os sulcos no rosto e o semblante de envelhecimento incomodam a todos, desde pessoas com 20 anos que tenham o rosto com expressão facial excessiva, até pessoas mais velhas que já apresentam todos os sinais da idade. E essas características incomodam igualmente homens e mulheres.

Os preenchedores repõe o volume que falta nas dobras das rugas. Eles são indicados para a manutenção da jovialidade da face, para o rejuvenescimento da face e para a correção de diferenças entre um lado e o outro do rosto. Os preenchedores mais usados são os de ácido hialurônico e seu efeito é explicado na figura abaixo:

Ácido hialurõnico

Esse é um procedimento de consultório, feito com anestesia tópica apenas. O procedimento é realizado com agulhas finas, é rápido, causa mínima ou nenhuma dor e apresenta um resultado imediato.

Após o procedimento, o paciente pode retornar a suas atividades normais e não há necessidade de repouso. Deve-se apenas evitar pressão excessiva por 1 dia nos locais trabalhados. Esse é um procedimento que quase nunca apresenta dor após seu término. Considerando os melhores produtos, os resultados duram entre 6 e 9 meses.

Eventuais inchaços podem ser visíveis de 1 a 14 dias, mas normalmente não excedem 2 dias. Por essa razão o Dr. Ungarelli não aconselha que o procedimento seja feito muito próximo a datas festivas ou em que a paciente venha a se expor socialmente em eventos ou fotografias. O tempo de recuperação pode mudar caso haja procedimentos associados.

Todo o trabalho antes do procedimento, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa dos melhores e mais avançados produtos, bem como o trabalho durante o procedimento, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos para você.

Há dois tipos de rugas no rosto e eles são as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.

As rugas dinâmicas (rugas de expressão) são aquelas que aparecem no rosto somente quando mexemos os músculos da face, ou seja, aparecem somente quando falamos, sorrimos e fazemos expressões faciais. Todas as pessoas têm rugas dinâmicas, mas elas tendem a se acentuar com a idade por causa da perda de água natural da pele. Para tratar as rugas dinâmicas (de expressão facial) usamos a toxina botulínica (“botox”).

As rugas estáticas são aquelas que vão aparecendo com a idade, por causa de envelhecimento, pela perda de água natural da pele e pela ação constante das rugas dinâmicas. As rugas estáticas são as que ficam visíveis no rosto mesmo quando o rosto está parado, sem fazer expressões faciais. Para tratar as rugas estáticas mais profundas usamos preenchedores e para tratar as mais superficiais, causadas pela perda de água que a pele tem com o envelhecimento, usamos a hidratação profunda (skin-boosters).

É comum a confusão entre toxina botulínica e os preenchedores. Isto é, muito pacientes acham que o “botox” preenche os vincos do rosto e isso não é verdade. A toxina botulínica (“botox”) é uma medicação que paralisa a musculatura. Ao ser injetada em áreas selecionadas do rosto, a toxina botulínica paralisação seletivamente os músculos da face e causa efeitos estéticos bonitos, eliminando parcial ou totalmente as rugas de expressão (rugas dinâmicas). Já os preenchedores dão repõe o volume em rugas e sulcos (rugas estáticas).