Redução de Mamas

Seios de grande volume são responsáveis por causar não só problemas de saúde como afetam diretamente a autoestima das pacientes. Além disso, mamas grandes podem causar problemas para encontrar roupas que se adequem ao corpo. A mastoplastia redutora é a cirurgia indicada para esses casos, pois diminui o tamanho seios, remodela seu formato e reposiciona a aréola e o tecido mamário à posição natural.

A principal dúvida da paciente quanto a essa cirurgia é sobre as incisões e consequentes cicatrizes. A mastoplastia redutora pode ser realizada com uma variedade de técnicas cada qual com um tipo de incisão. Essa escolha depende muito do tanto de pele e de tecido mamário a ser removido, bem como da percepção que a paciente tem de suas mamas. Portanto é a avaliação individualizada para cada paciente que determina a técnica de cirurgia, com base no tamanho das mamas, no grau de flacidez da pele, no formato das mamas e na posição de suas aréolas.

A alta cirúrgica pode ser no mesmo dia da cirurgia, apenas algumas horas após a cirurgia. Todas as orientações quanto aos cuidados, curativos, repouso e retorno às atividades são informadas pelo Dr. Ungarelli durante seu pré-operatório e reforçadas no momento de sua alta. Esse é um procedimento que costuma causar pouca dor e as medicações de controle de dor são muito eficazes e ajustadas de acordo com as necessidades de cada paciente. É pouco provável que a dor venha a incomodar a paciente.

O avanço técnico atual permite que seu repouso seja o menos incômodo possível. Por exemplo, tomar banho e elevar moderadamente os braços está liberado no dia seguinte da cirurgia. O retorno às atividades mais leves, incluindo trabalho de escritório, varia de 2 a 5 dias, ou seja, costuma ocorrer na mesma semana da cirurgia. Retorno a atividades pesadas e academia será um pouco mais longo. Esse tempo pode mudar caso haja procedimentos associados e também depende da recuperação individual de cada paciente. Todo o trabalho no pré-operatório, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa de hospitais e equipe de profissionais qualificados, bem como o trabalho durante a cirurgia, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos de sua cirurgia.