Levantamento dos seios

Com o passar dos anos, fatores tais como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma, mudam de volume e começam a cair. O levantamento do seio (ou mastopexia) é um procedimento cirúrgico para elevar os seios e recuperar sua forma. A mastopexia pode também reduzir o tamanho da aréola, caso ela seja grande. Nenhuma cirurgia pode combater constantemente os efeitos da gravidade e do envelhecimento, mas os resultados costumam ser bastante duradouros. Muitas vezes é interessante associar esse procedimento ao uso de próteses de silicone, para não só elevar a mama, mas também restaurar ou aumentar seu volume.

A mastopexia possui certos objetivos (ou “indicações”), sendo o principal destes objetivos o de elevar a aréola e o mamilo para uma posição adequada e restaurar a forma arredondada e cônica das mamas. Normalmente as pacientes com mais de 40 anos, que já tiveram filhos ou pacientes que tenham engordado ou emagrecido várias vezes possuem mamas com algum grau de queda, sendo possíveis candidatas à elevação das mamas. Caso o volume das mamas seja bom com o soutien, apenas a elevação das mamas pode causar bons resultados. Quando o volume das mamas é pequeno, seja porque as mamas sempre foram pequenas ou porque tenham “murchado” após o aleitamento materno ou após uma grande perda de peso, é frequente que as pacientes desejem a colocação das próteses de silicone associadas à mastopexia.

Jogo rápido sobre a cirurgia de elevação das mamas:

Nome técnico: Mastopexia.

Região do corpo que é alterada: mamas (seios).

Idade mínima: a partir dos 17 anos (pode ser feita antes, em casos específicos).

Anestesia utilizada: É definida pelo médico anestesiologista da equipe. Preferimos anestesia geral, de acordo com a Padronização do Dr. Ungarelli.

Duração da cirurgia: de 1 hora e meia a 4 horas.

Cicatrizes possíveis: somente ao redor da aréola, ao redor da aréola + vertical no centro da mama (abaixo da aréola) ou ao redor da aréola + “T” invertido abrangendo o sulco da mama.

Tempo de recuperação: Atividades normais a partir do 1º dia, dirigir carro 14 dias (com direção hidráulica). Pegar peso, dormir de bruços, limpar a casa e fazer academia somente de 30 a 45 dias após a cirurgia.