Tratamento de rugas de movimento

Com o tempo as contrações musculares constantes somadas à perda de elasticidade da pele formam vincos ou rugas na face. A aplicação de paralisantes musculares superficiais, é o procedimento mais realizado para prevenção e tratamento destas rugas. Trata-se de um complexo proteico, de origem biológica que paralisa temporariamente a ação muscular da região escolhida.

A aplicação de paralisante muscular tipo A é um procedimento rápido e pode ser usada nas mais diversas rugas da face, como na testa, na feição de “nervoso”, nos “pés de galinha” (laterais dos olhos), nariz, sorriso gengival, pescoço. Pode-se optar por elevar as sobrancelhas nesse procedimento. A toxina é aplicada através de uma agulha muito fina, em pontos específicos dos músculos responsáveis pelos movimentos que causam as rugas.

Esse é um procedimento de consultório, feito com anestesia tópica apenas. O procedimento é realizado com agulhas finas, é rápido, causa mínima ou nenhuma dor e apresenta um resultado imediato.

Após o procedimento, o paciente pode retornar a suas atividades normais. Deve-se apenas evitar apertar as áreas tratadas nas 4 horas seguintes (evitar dormir, atividades de academia e evitar apertar o rosto). Esse é um procedimento que quase nunca apresenta dor após seu término. Considerando os melhores produtos, os efeitos começam a surgir 24 horas após a aplicação e os resultados duram entre 4 e 6 meses.

Eventuais roxos podem ser visíveis de 1 a 14 dias, mas normalmente não excedem 2 dias. Por essa razão o Dr. Ungarelli não aconselha que o procedimento seja feito muito próximo a datas festivas ou em que a paciente venha a se expor socialmente em eventos ou fotografias. O tempo de recuperação pode mudar caso haja procedimentos associados.

Todo o trabalho antes do procedimento, com avaliação clínica individualizada, escolha cuidadosa dos melhores e mais avançados produtos, bem como o trabalho durante o procedimento, com treinamento e experiência diferenciados do Dr. Ungarelli diminuem os riscos para você.

Há dois tipos de rugas no rosto e eles são as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.


As rugas dinâmicas (rugas de expressão) são aquelas que aparecem no rosto somente quando mexemos os músculos da face, ou seja, aparecem somente quando falamos, sorrimos e fazemos expressões faciais. Todas as pessoas têm rugas dinâmicas, mas elas tendem a se acentuar com a idade por causa da perda de água natural da pele. Para tratar as rugas dinâmicas (de expressão facial) usamos paralisantes musculares superficiais.


As rugas estáticas são aquelas que vão aparecendo com a idade, por causa de envelhecimento, pela perda de água natural da pele e pela ação constante das rugas dinâmicas. As rugas estáticas são as que ficam visíveis no rosto mesmo quando o rosto está parado, sem fazer expressões faciais. Para tratar as rugas estáticas mais profundas usamos preenchedores e para tratar as mais superficiais, causadas pela perda de água que a pele tem com o envelhecimento, usamos a hidratação profunda (skin-boosters).


É comum a confusão entre paralisantes musculares superficiais e os preenchedores. Isto é, muito pacientes acham que paralisantes musculares superficiais preenchem os vincos do rosto e isso não é verdade. Os paralisantes musculares superficiais são um tipo de medicação que paralisa a musculatura. Ao ser injetada em áreas selecionadas do rosto, os paralisantes musculares superficiais paralisam seletivamente os músculos da face e causam efeitos estéticos bonitos, eliminando parcial ou totalmente as rugas de expressão (rugas dinâmicas). Já os preenchedores dão repõe o volume em rugas e sulcos (rugas estáticas).